Apresentação

O Clube de Voo Livre Vertical está sediado na Serra da Estrela, e é neste local que realiza praticamente toda a sua atividade. É um dos clubes de parapente mais antigos em Portugal e também dos membros fundadores da Federação Portuguesa de Voo Livre.

Tem sido o Clube Vertical, o responsável, durante os últimos 20 anos, pela descoberta e exploração do local como uma área para o voo livre, descobrindo novas descolagens e negociando com as autoridades locais e donos de terremos, a sua utilização e manutenção, para usufruto de todos os praticantes da modalidade.

Existe também uma longa tradição de competição, em particular na organização das mesmas, com a primeira competição organizada em Portugal, pelo Clube Vertical, no ano de 1992 em Linhares da Beira. Ao longo dos anos, foram organizadas muitas outras competições na Serra da Estrela, sob o comando técnico e logístico do Clube Vertical, algumas das quais internacionais, de categoria FAI2. Também a sua equipa deu apoio a outros clubes e organizações para alojarem as suas competições noutros locais do país.

Tendo sido a Serra da Estrela a região que potenciou a nossa paixão pelo voo, é também a região que consideramos ter de recompensar por todas as oportunidades.

Deste modo, o Clube Vertical garante, na Serra da Estrela, um serviço de apoio a todos os pilotos, nos dias de boas condições de voo, tais como o transporte à descolagem, recolhas de voos de distância e aconselhamento técnico, tanto para quem é novo no local, como para todos os pilotos de um modo geral.

Uma das estratégias que consideramos mais importantes para promover um local de voo, é mostrá-lo através de uma competição, mais ainda se esta for internacional. As competições internacionais garantem um número de pilotos inscritos muito superior às provas nacionais, pelo que o peso das pontuações para o ranking CIVL é consideravelmente mais significativo. Também acreditamos que pelo facto de este tipo de competições trazer ao nosso país pilotos de renome mundial, a experiência dos mesmos contribui para o desenvolvimento do desporto em Portugal.

Deste modo, com a aprovação da nossa proposta pela BHPA Paragliding Competitions Panel, o Clube Vertical organiza a primeira de duas etapas do British Paragliding Championships 2013, na Serra da Estrela, Manteigas - Portugal - entre 1 e 7 de julho de 2013.

O British Paragliding Championships é uma competição aberta aprovada pela FAI como evento CAT2.

O Clube Vertical garante apenas a logística local e apoio técnico. Para mais informações, por favor visite BHPA Paragliding Competitions Panel website: http://pgcomps.org.uk/

Contactos Sede

  Largo da Reboleira - Sameiro, Manteigas

  N 40º 24' 43.98'' W 7º 28' 07.20'' 

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Responsáveis

Paula Martins, Pedro Patrício e Fernando Pereira

 

Voos em Bilugar

Os voos de iniciação ao parapente em bilugar não requerem nenhuma experiência anterior da parte do passageiro, não havendo outras restrições salvo condições de saúde graves. Os nossos pilotos de bilugar estão devidamente acreditados e segurados para o efeito, seguro esse que inclui o passageiro.

Venha experimentar a sensação de voar na Serra da Estrela em parapente!