Área de Voo - Serra da Estrela

take-off

A Serra da Estrela é a montanha mais alta de Portugal Continental, estando o seu ponto mais alto aos 1992m de altitude. É aqui que se encontra a única estância de ski em Portugal, pelo que é uma das principais atrações durante o inverno. É também amplamente procurada por praticantes de outras modalidades outdoor, como o BTT, a Orientação, a Escalada, etc. Para o parapente é uma boa zona de voo durante todo o ano, mas é durante os meses mais quentes que se torna um dos melhores e mais procurados locais do país para os voos cross-country.

Para além das excelentes condições que a Serra da Estrela oferece para a prática desportiva, pode também encontrar spas, boas instalações hoteleiras e uma ótima gastronomia, garantindo ser um dos destinos de férias mais procurados em Portugal, tanto no verão como no inverno. 
 
O Vale Glaciar de Manteigas é um dos melhores locais em Portugal para voos cross-country, sendo muito frequente a realização de voos de longa distância mesmo em meses mais frios. Deste modo, tornou-se um local de voo usual para os voos de lazer mas também uma das principais escolhas para a realização de competições nacionais e internacionais.
 
A época de voo cross-country começa cedo, tendo sido já registados voos de 30km em janeiro, 90km em fevereiro, e estende-se até novembro. De junho a setembro é frequente subir-se acima dos 3000m e alcançar distâncias superiores a 100km.
 
A área de voo está situada no entre planaltos e vales abertos, rodeado por planícies a leste e a sul. Esta configuração permite várias possibilidades de voo consoante as condições meteorológicas do dia. Estas possibilidades incluem triangulações dentro da zona de montanha ou distâncias maiores para as zonas de planície.

Contactos Sede

  Largo da Reboleira - Sameiro, Manteigas

  N 40º 24' 43.98'' W 7º 28' 07.20'' 

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Responsáveis

Paula Martins, Pedro Patrício e Fernando Pereira

 

Voos em Bilugar

Os voos de iniciação ao parapente em bilugar não requerem nenhuma experiência anterior da parte do passageiro, não havendo outras restrições salvo condições de saúde graves. Os nossos pilotos de bilugar estão devidamente acreditados e segurados para o efeito, seguro esse que inclui o passageiro.

Venha experimentar a sensação de voar na Serra da Estrela em parapente!