Azinha

A Azinha é o ex-libris dos locais de voo na Serra da Estrela. A descolagem é virada a sul no topo mais alto do Vale de Manteigas, garantindo uma vista incrível para a Torre (o ponto mais alto da Serra da Estrela e de Portugal Continental) e sobre o Rio Zêzere.

Foi o Clube Vertical que descobriu o local e fez de lá os primeiros voos, em 2003, tendo posteriormente trabalhado com as autoridades locais, includindo o Parque Natural e a Câmara Municipal de Manteigas para melhorar o espaço da descolagem e o acesso à mesma pela estrada de montanha.

A torre situada na descolagem faz parte de um sistema de vigilância e prevenção de incêndios, tendo-se tornado uma caraterística comum das fotos de parapente em Portugal.

Esta descolagem é complementada com a de Vale de Amoreira, tendo já alojado várias competições, incluindo o Campeonato Nacional durante vários anos, o Nordic Open em 2011 e a Taça do Mundo em 2005.

Condições de voo: Devido à exposição a sul, com o sol a aquecer a encosta e as caraterísticas orográficas do local, é possível voar com qualquer direção de vento se a velocidade do vento meteorológico não exceder os 15km/h. Se o vento meteorológico for também de componente sul então deve descolar-se com a velocidade vento limitada a 20km/h, adicionando a atividade térmica, normalmente funciona todo o dia. O vento de componente Leste funciona até às 18h e o vento de componente Norte e Oeste até às 15h. A previsão ideal é de vento de componente sul fraco ou oeste.

Ver mais fotografias na galeria.

Identificação do Local de Voo
Coordenadas da descolagem 40.4309°N, 7.4556°W
Coordenadas da aterragem 40.4037°N, 7.4428°W
Altitude 1250 m
Desnível 700 m
Direção de vento Sul e Oeste
Area da descolagem 6000 m2

Pode encontrar mais informações e tracks de voo a partir desta descolagem em XC Portugal

Contactos Sede

  Largo da Reboleira - Sameiro, Manteigas

  N 40º 24' 43.98'' W 7º 28' 07.20'' 

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Responsáveis

Paula Martins, Pedro Patrício e Fernando Pereira

 

Voos em Bilugar

Os voos de iniciação ao parapente em bilugar não requerem nenhuma experiência anterior da parte do passageiro, não havendo outras restrições salvo condições de saúde graves. Os nossos pilotos de bilugar estão devidamente acreditados e segurados para o efeito, seguro esse que inclui o passageiro.

Venha experimentar a sensação de voar na Serra da Estrela em parapente!