Linhares da Beira

Linhares da Beira é conhecida em Portugal como a "Catedral do Parapente", tendo sido um dos locais que testemunhou o nascer deste desporto no país e porque as condições do local permitiram a evolução da modalidade e a projeção internaciona da pequena aldeia medieval. Com o seu Castelo, Linhares é verdadeiramente um ponto de refência na história do voo livre em Portugal.

Linhares da Beira aloou várias competições ao longo dos anos, incluindo várias provas dos Campeonatos Nacionais e etapas da Taça do Mundo. Em Agosto de 1994, num notável voo em parapente, John Silvester e Miguel Penedo voaram 221 Km, a partir de Linhares para o nordeste do país, batendo o record europeu de distância do momento. Este feito foi anterior à possibilidade que temos agora, de gravar os voos com um recetor GPS.

Condições de Voo: Boa térmica desde manhã até ao fim da tarde com vento de componente oeste e norte. Voo termodinâmico ao fim da tarde com vento fraco de componente oeste. Não voar com NE em qualquer circunstância.

Ver mais fotos na galeria.

 

Identificação do Local de Voo
Coordenadas da Descolagem 40.5364°N, 7.4431°W
Coordenadas da Aterragem 40.5500°N, 7.4566°W
Altitude 1160 m
Desnível 480 m
Orientação do Vento Oeste e Noroeste
Area de descolagem 3500 m2

Pode encontrar mais informações e tracks de voo a partir desta descolagem em XCPortugal.

 

Contactos Sede

  Largo da Reboleira - Sameiro, Manteigas

  N 40º 24' 43.98'' W 7º 28' 07.20'' 

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Responsáveis

Paula Martins, Pedro Patrício e Fernando Pereira

 

Voos em Bilugar

Os voos de iniciação ao parapente em bilugar não requerem nenhuma experiência anterior da parte do passageiro, não havendo outras restrições salvo condições de saúde graves. Os nossos pilotos de bilugar estão devidamente acreditados e segurados para o efeito, seguro esse que inclui o passageiro.

Venha experimentar a sensação de voar na Serra da Estrela em parapente!