Vale de Amoreira

Vale de Amoreira é talvez uma das descolagens mais subestimadas em Portugal. Com pouco desnível para o vale, o pequeno espaço aberto a meio da encosta está rodeado pelas encostas mais altas da Serra da Estrela, mas é a sua localização a sua grande mais-valia. Protegida dos ventos fortes de fora da Serra da Estrela, esta descolagem está exposta a vento de componente Leste, alinhado com o Rio Zêzere.

Os membros do Clube exploraram esta descolagem, descolando com ventos de componente norte e leste, para que esta servisse de complemento à Azinha. Vale de Amoreira é a mais recente descolagem da Serra da Estrela, e neste momento a mais utilizada durante todo o ano. Esta foi aberta e melhorada em parceria com a Câmara Municipal de Manteigas, que não só permitiu que a zona de descolagem fosse aumentando ao longo dos anos como suportou esse desenvolvimento. 

O trabalho de expansão do espaço de descolagem começou para o Nordic Open em 2011 e está atualmente a ser preparada para receber o British Open e outros eventos que se sigam. Com o seu topo da colina em forma redonda, tolerando ventos de mais de 180 º, no sentido anti-horário, de leste-sudeste a oeste, é uma descolagem recorrente quando, em competições, a Azinha não é opção.

Condições de Voo: Apesar do pouco desnível, a térmica local em frente à descolagem garante com muita frequência voos de longa distância.

Ver mais fotos na galeria.

Identificação do Local de Voo
Coordenadas da Descolagem 40.4035°N, 7.4542°W
Coordenadas da Aterragem 40.4037°N, 7.4428°W
Altitude 840 m
Desnível 300 m

Direção de Vento

SE, E, NE, N, NW
Area de Descolagem 2500 m2

Pode encontrar mais informações e tracks de voo a partir desta descolagem em XCPortugal.

Contactos Sede

  Largo da Reboleira - Sameiro, Manteigas

  N 40º 24' 43.98'' W 7º 28' 07.20'' 

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Responsáveis

Paula Martins, Pedro Patrício e Fernando Pereira

 

Voos em Bilugar

Os voos de iniciação ao parapente em bilugar não requerem nenhuma experiência anterior da parte do passageiro, não havendo outras restrições salvo condições de saúde graves. Os nossos pilotos de bilugar estão devidamente acreditados e segurados para o efeito, seguro esse que inclui o passageiro.

Venha experimentar a sensação de voar na Serra da Estrela em parapente!