Escola

Venha Aprender a voar!

Para fazer parapente autonomamente é necessária uma licença desportiva emitida pela Federação Portuguesa de Voo Livre (FPVL) e reconhecida pelo Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC). As licenças de aprendizagem são emitidas se o praticante estiver enquadrado numa escola certificada pela FPVL, como é o caso da Escola de Parapente do Clube Vertical.

A Escola de Parapente do Clube Vertical tem instrutores com mais de 15 anos de experiência e com provas dadas na qualidade do seu trabalho. Além da aposta na qualidade da formação, a zona de voo  – Serra da Estrela – é ótima para a aprendizagem e evolução de novos pilotos.

Inscrição e Duração:

O enquadramento dos cursos de piloto de parapente é feito no âmbito da Escola Clube Vertical – Serra da Estrela. Os candidatos maiores de idade podem inscrever-se em qualquer altura do ano na sede da escola entregando para isso um atestado médico conforme ao modelo do exame médico desportivo e a fotocópia do cartão de cidadão (ou bilhete de identidade). Os candidatos menores de idade (16-18 anos) precisam de entregar também uma autorização do encarregado de educação. A duração do curso está muito dependente das condições meteorológicas e da disponibilidade do aluno. No entanto, em condições normais, is é admitindo a disponibilidade do aluno apenas ao fim de semana, diremos que o curso tem a duração entre 10 a 15 fins de semana.

Estrutura

O curso é composto por 3 etapas: iniciação, consolidação e autonomia. No final da 3ª etapa o aluno submete-se ao exame teórico da responsabilidade da FPVL e que lhe conferirá a qualificação de Piloto Autónomo.

1ª Etapa – IniciaçãoAulas TeóricasAulas Práticas
Inflados e primeiros voos de curta duração·Nomenclatura da asa de parapente e dos seus acessórios;
·Conhecimentos,básicos de aerodinâmica, mecânica do voo e segurança.
·Técnicas do inflado do parapente; ·Descolagem alpina em boas condições aerológicas;
·Técnicas de aterragem.
Número de voos: 5

Notas: Estes voos são realizados na presença de dois monitores (o monitor de descolagem e o monitor de aterragem) e em condições aerológicas e meteorológicas variando de muito boas a excelentes para o início da prática da modalidade, isto é vento fraco (<10-15km/h) e sem atividade térmica. As asas a utilizar são as de escola.

2ª Etapa – ConsolidaçãoAulas TeóricasAulas Práticas
Voos de consolidação·Aerodinâmica;
·Meteorologia; ·Legislação e as regras de circulação em voo.
·Técnicas de inflado do parapente;
·Voos planados directos de vários desníveis; ·Manobras de aproximação à aterragem; ·Aquisição de autonomia em voo;
·Iniciação em ascendente dinâmica.
Número de voos: 15

Notas: Estes voos são realizados na presença de dois monitores (um de descolagem e um de aterragem) e em condições meteorológicas consideradas muito boas para a prática da modalidade, vento fraco (<10-15km/h) e com pouca atividade térmica.

3ª Etapa – AutonomiaAulas TeóricasAulas Práticas
Voo de duração em ascendente dinâmica·Meteorologia;
·Primeiros socorros;
·Manobras de emergência e incidentes de voo
·Voos de longa duração em ascendente dinâmica;
·Técnica de “top-landing”.
·Técnicas de descida rápida.
Número de voos: 15

Nota: Estes voos são realizados na presença de dois monitores e em condições boas para a modalidade, vento <20km/h e início da atividade térmica.

Idade mínima/máxima: O limite mínimo e máximo de idades para o acesso aos cursos são respetivamente 16 e 55 anos. A admissão de alunos fora desta faixa etária é condicionada.

Preço: 1100€